Regulamento e condições

I Introdução

  • Este regulamento estabelece os termos de participação, direitos e obrigações de empreendedores e startups que participarem na 1ª edição do Tourism adVenture.

  • O Tourism adVenture é uma iniciativa da Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal.

II Descrição e Objetivos do Tourism adVenture

  • O principal propósito do Tourism adVenture é promover a cooperação entre as empresas de turismo e as startups com soluções inovadoras, através do match entre as necessidades e desafios das empresas e as soluções inovadoras das startups. O programa acontecerá num formato remoto, podendo o evento final decorrer presencialmente.

  • O Tourism adVenture é composto por três momentos: o primeiro é um Workshop de Matchmaking, que assegura que a solução proposta pela startup vai de encontro aquilo que é o desafio real da empresa, o segundo é um conjunto de 6 Bootcamps de validação da solução face à realidade dos clientes da empresa parceira e, por último, um Demo Day, onde as startups apresentam as suas soluções às empresas parceiras.

  • O Workshop de Matchmaking irá realizar-se nos dias 18 e 20 de maio de 2021, onde as startups vão ouvir as empresas a falar dos seus desafios, prepararem uma apresentação de demonstre o match entre o desafio e a solução e fazer o respetivo pitch.

  • Os Bootcamps irão ter lugar nos dias 25, 27 e 31 de maio e 2, 7 e 9 de junho de 2021.

  • O Demo Day irá decorrer no dia 15 de junho de 2021.

  • O Tourism adVenture irá adotar as metodologias FastIdeation e FastStart da Fábrica de Startups, assentes nas metodologias empíricas e “data-driven” Lean Startup e Customer Development.

  • O Tourism adVenture está disponível para acolher até 32 participantes para o Workshop de Matchmaking e até 16 equipas nos Bootcamps de Aceleração.

  • O Tourism adVenture termina com uma apresentação final (Demo Day), onde serão feitas as apresentações finais de todos os projetos e onde serão selecionados os vencedores.

III Destinatários

  • O Tourism adVenture destina-se a todos as startups, de turismo ou de outras áreas, que tenham uma solução que possa ser aplicada ao sector do turismo e que dê resposta a pelo menos um dos desafio propostos no programa.

IV Condições de participação

  • A participação no Tourism adVenture é aberta a qualquer cidadão com idade superior a 18 anos, oriundo de qualquer país, desde que domine a língua portuguesa.

V Candidaturas

  • A participação no Tourism adVenture requer uma candidatura em equipa, de pelo menos 2 pessoas.

VI Seleção dos participantes

  • O processo de avaliação de candidaturas será efetuado em várias etapas. Numa primeira etapa as candidaturas serão pré-selecionadas pela equipa da Fábrica de Startups e do Turismo de Portugal. O Workshop de Matchmaking irá também servir para as empresas parceiras fazerem a seleção dos projetos que consideram com mais potencial para seguir para os Bootcamps de Validação.

VII Localização

  • O programa irá decorrer remotamente, sendo necessário para isso que os participantes garantam o acesso à internet nos dias de Bootcamps. O Demo Day poderá decorrer presencialmente, garantido as regras da Direção Geral de Saúde em vigor em Portugal Continental à data do evento.

VIII Datas

  • O Tourism adVenture vai estar dividido em 6 fases:

  1. Candidaturas: até às 23h59 do dia 1 de maio de 2021

  2. Seleção e entrevistas 

  3. Decisão e comunicação aos participantes

  4. Workshop de Matchmaking: 18 e 20 de maio de 2021

  5. Bootcamps: 25, 27 e 31 de maio e 2, 7 e 9 de junho de 2021

  6. Demo Day: 17 de junho de 2021

IX Incentivos

  • No Demo Day as empresas parceiras poderão selecionar as startups com as quais têm interesse em desenvolver um piloto. Estas empresas poderão investir num montante de 2.500€ por startup, para desenvolvimento do piloto. A Fábrica de Startups irá também financiar com o mesmo montante da empresa parceira as startups selecionadas para realizarem um piloto.

  • O incentivo de 2.500€ disponibilizado pela Fábrica de Startups ao abrigo destes projetos à equipa vencedora será considerado rendimento ou proveito, quer se tratem de entidades singulares ou coletivas, e como tais sujeitos às regras fiscais de IRS, IRC e IVA. Para serem pagos ou colocados à disposição dos vencedores, os mesmos terão de emitir fatura ou documento equivalente, devendo estes estar de acordo com as regras fiscais portuguesas e enviar o comprovativo de IBAN para onde deve ser feita a transferência bancária.

  • O incentivo de 2.500€ por parte das empresas parceiras deverá ser acordado diretamente com essa entidade.

  • Não existe obrigação da empresa parceira em financiar a realização de um piloto com qualquer startup participante.

​X Responsabilidade

  • Nem a Fábrica de Startups, nem qualquer empresa parceira que promovem o Tourism adVenture poderão ser consideradas responsáveis por qualquer cancelamento, adiamento ou mudança no programa proposto.

XI Eliminação

  • A Fábrica de Startups tem o direito de excluir, cancelar ou rejeitar qualquer candidatura ou ideia submetida, e/ou cancelar a participação de qualquer pessoa, em qualquer momento durante o programa Tourism adventure.

​XII Política de direitos de autor

  • A cada pessoa cabe definir que guarda os direitos das ideias desenvolvidas e apresentadas e é a responsabilidade de cada participante de assegurar os direitos de propriedade intelectual da sua ideia, se assim o desejarem.

  • A Fábrica de Startups não assegura a originalidade nem proteção das ideias publicadas, projetos ou conceitos e não será tomada responsável no caso de alguma ideia ser copiada, imitada, plagiada, ou usada por uma terceira pessoa.

  • Todas as apresentações feitas pela Fábrica de Startups e todo o material de apoio disponibilizado aos participantes no decorrer do programa são propriedades intelectuais detidas pela Fábrica de Startups.

  • A informação pessoal incluída no formulário de candidatura é absolutamente confidencial. Será apenas utilizado pela Fábrica de Startups para os seguintes efeitos: seleção, uso comercial, atividades de marketing e organização do Tourism Adventure.

XIII Proteção de Dados

  • A proteção da privacidade e dos dados pessoais dos nossos utilizadores é um dos nossos principais compromissos e com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados este compromisso fica ainda mais reforçado.

  • Ao inscreveres-te no programa ou facultar os teus dados no formulário de contactos, estás a aceitar a Política de Privacidade da Fábrica de Startups.

  • O Tourism adVenture será gravado, pelo que ao inscreveres-te no programa estás a aceitar que a tua imagem seja emitida e utilizada para efeitos de promoção do projeto.

Fábrica de Startups . 20 Fevereiro 2021